Cerca de 228 toneladas de lixo são recolhidas diariamente no Brasil. Desse total 21% são depositados a céu aberto, ou seja, nos lixões, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A má utilização desses resíduos pode causar graves impactos ambientais e sanitários para o Brasil. Apesar dos riscos resultantes da má gestão desse lixo depositado na natureza, os recursos do orçamento federal destinados a projetos de melhoria nessa área não são suficientes. No orçamento da União, existe um único programa que trata sobre o tema, chamado Resíduos Sólidos Urbanos e sua execução não é das melhores.
Os problemas de poluição global, como o efeito estufa, a diminuição da camada de ozônio, as chuvas ácidas, a perda da biodiversidade, os dejectos lançados em rios e mares, entre outros materiais, nem sempre são observados, medidos ou mesmo sentidos pela população.A explicação para toda essa dificuldade reside no fato de se tratar de uma poluição cumulativa, cujos efeitos só são sentidos a longo prazo. Apesar disso, esses problemas têm merecido atenção especial no mundo inteiro, por estarem se multiplicando em curto tempo e devido a certeza de que terão influência em todos os seres vivos.
A situação do planeta está chegando em um estado crítico, no qual se nenhuma atitude imediata for tomada, o que antes seria resolvido apenas por iniciativas de reciclagem, mudanças no hábito empresarial e pessoal se tornará um problema sem volta. A hora é agora de haver mudanças, e apesar de ser taxado que essa é uma atitude que só depende de você, essa é uma ação que depende de nós. Vamos todos juntos ao rumo de um bem comum, a salvação do nosso planeta e da vida que nele habita.http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o; http://ashera0008.multiply.com/journal/item/56/56
Bia D.

Nenhum comentário:
Postar um comentário